terça-feira, 25 de novembro de 2008

Língua De Boi Ao Molho À Minha Moda

Há outra maneira de fazer a língua que é retirando a pele toda antes de começar a cozinhar. Eu particularmente prefiro esta. Minha mãe sempre fez deste modo e aprendi com ela. O segredo é fazer uma boa limpeza na peça, retirando toda e qualquer pele ou pedaços que não pertençam à língua.

Ingredientes:
1 língua de boi
Suco de um limão
2 caldos concentrados de carne
2 colheres de óleo
1 cebola grande picada
3 tomates picados
1 pimentão médio picado
2 dentes de alho picados ou amassados
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto (se necessário)

Modo de Fazer:
Lave a língua com bastante água corrente, tirando toda impureza que estiver nela, passe o limão esfregando e leve ao fogo numa panela de pressão com 1 (um) dos dois caldos de carne e com água suficiente para cobri-la, por aproximadamente 40 minutos. Tire a panela do fogo,(ponha-a debaixo de uma torneira aberta até que saia toda pressão, só aí abra-a) e verifique se já está mais fácil para "descasca-la. Neste tempo a carne já deve estar cozida. Se estiver, tire-a para uma táboa de carne e retire toda a pele que deve já estar bem solta. É só ir puxando que ela sai toda. Fatie a língua.
Descarte a água do cozimento e coloque na panela o óleo, a cebola , o alho, deixando refogar um pouquinho, acrescente os tomates e o pimentão, o cheiro verde, o outro caldo de carne e a carne fatiada. Deixe cozinhar a carne até ficar bem macia e o molho espesso. Se precissar, vá pingando água. Prove o sal.
Sirva com purê de batatas, arroz branco e saladinha de alface e tomates.


12 comentários:

ILZA disse...

EU FAÇO LÍNGUA UMA VEZ POR MÊS .EU NAO GOSTAVA MAIS DEPOIS QUE PROVEI GOSTEI FUI NA CASA DE MINHA MÃE E FIZ PRA ELA .NO COMEÇO FICOU COM RECEIO MAIS QUANDO COMEU QUIZ MAIS .E MIM PEDE SEMPRE PRA FAZER....BJSSS

Willer disse...

Parabéns!
Seu Blog e suas receitas são de muito bom gosto.
bjus

Anônimo disse...

Deve ficar boa,vou fazer amaha

Anônimo disse...

bom, eu particulamente, gosto muito de lingua de boi. a minha mae faz uma q é divina, mas como eu nao queria ligar para ela perguntando como se faz, resolvi fazer essa daq mesmo.
eu fiz e acabei com meu dia, demorei um seculo pra faze-la e no final fui prover ne toda animada...
a cara ficou linda! a carne muito macia! porem o gosto horriveel!! um gosto muito forte, mee deu ate enjou e acredite: tive q jogar tudo fora!!
nunca mais! tomei ate nojo de lingua de boi agora! so de ver essas imagens agora me dao nojo!!
quem se interessou pela receita por favor nao jogue seu R$ e xseu tempo fora! pq fica terrivel !
e olha q eu fiz do jeitnho q esta explicando..

elsousa disse...

gosto de lingua de boi mas não sei fazer,vou usar sua receita para aprender a prepará-la, pois me parece bem familiar....................parabens pelo blog é muito gostoso!

Anônimo disse...

e uma delicia. a que eu faco nao fica tao sem cor assim.

Julindia disse...

Adorei a receita. dicas para quem fez a receita e não gostou. Gente aconpanhe a receita e de a ela seu tok especial. se estiver algum tempero que não goste tire e acrescente outro do seu jeito.Não fique colocando mal gosto na receitas dos outros, que coisa feia.

Anônimo disse...

Eu nunca fiz,vai ser a primeira vez.Depois conto como ficou!!!!

Simões disse...

Hoje tenho 52 anos e desde criança gosto de lingua de boi, porem evitava fazer devido ao trabalho de limpa-la, mas após utilizar o modo de fazer desta receita facilitou muito. O engraçado é que já fiz para alguns amigos (assada e cozida)só não falei que tipo de "carne" que estavam comendo, revelando somente apos alguns dias,a maioria me disse que soubesse antes não comeriam, muito menos provaria, entretanto todos sem excessão adoraram, inclusive agora compram para que eu faça para o grupo todo reunido. Agora é sinuca,cerveja e lingua. Valeu, obrigado e parabéns

DENISE disse...

Eu fiz a receita hoje, minha família adorou, foi a primeira vez que eu preparei e seguindo a receita deu tudo certo! Só acrescentei batatas ficou ótimo. V6estão de PARABÉNS...

cristina disse...

Tenho 24anos,adorooooo cozinhar todo tipo de receita,aprendi com minha vó,a fazer lingua,so q uso menos tempero,faço com sal alho,cebola,tomates e molho de gergelim, fica D E L I C I O S O...mas pico em palitinhos pra “disfarçar“e servir,rsrsrsrs todos amigos amam e depois q conto o que é se surpreendem...kkkkk muitas pessoas ficam abismadas de uma “menina“ tão nova cozinhar “coisas“ diferentes...só quem ama cozinhar entende né! Sua receita deve ficar ótima vou expêrimentar!!!!bjossss

GELSON YTABORAY disse...

Eu limpo a língua com limão ou vinagre e tempero a noite, toda ela com cebola, alho,louro, vinho,ainda com a pele. Levo para cozinhar na pressão no dia seguinte; retiro a pele da língua e coloco o caldo do cozimento na geladeira por algumas horas.Jogo fora a gordura que subiu e incremento o caldo para transformá-lo em um molho.