sábado, 26 de abril de 2008

Torta (Americana) de Maçãs



Tá, amo fazer tortas e bolos de maçãs, sempre gostei do cheirinho que se espalha pela casa. Esta, do Luiz Cintra, faço há muitos anos. Sabe aquela redonda da vovó Donald? Então, é a própria!

Ingredientes

massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícara de gordura vegetal hidrogenada
1 colher (chá) de sal
4 a 6 colheres (sopa) de água gelada

recheio:
½ xícara de açúcar
1/4 xícara de farinha de trigo
½ colher (chá) de canela em pó
6 maçãs descascadas e fatiadas
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de manteiga
pitada de sal e noz moscada
creme chantilly para acompanhar



Modo de Preparo

Prepare a massa colocando a farinha de trigo em uma tigela, acrescente o sal e a gordura vegetal cortada em pedaços. Com a ponta dos dedos vá incorporando a gordura à farinha até obter textura de areia grossa. Acrescente aos poucos a água até ligar a massa. Descasque e fatie as maçãs em lâminas finas, coloque em uma tigela e regue com o suco de limão, acrescente o açúcar, farinha de trigo, canela, noz moscada e pitada de sal, misture bem.

Abra a massa em dois discos de cerca de 25 cm, forre o fundo de uma assadeira redonda com a primeira parte da massa, coloque o recheio e cubra com a massa restante, feche bem as bordas apertando com um garfo. Faça furinhos na tampa com um palito e leve ao forno pré-aquecido médio por cerca de 40 minutos. Retire do forno, deixe amornar a torta e sirva com creme chantilly ou sorvete de creme.

Nenhum comentário: