sábado, 20 de novembro de 2010

Brownie de Cacau


Bem pessoal tem um tempinho que não posto, mas estou por aqui novamente. Neste interim ganhei uma neta que está com 1 ano e 3 meses, a Alice. Esta receita é muito gostosa, passei muito tempo querendo fazer e achava que fosse um bicho-de-sete-cabeças. Engano meu, foi muito fácil a feitura e experimentar foi surpreendente. Não é muito doce e é macio por dentro. Delícia, sirva com sorvete de creme.Assado,recém saído do forno.

Depois de batido com vigor.
O cacau, a manteiga, o açúcar e o sal em banho-maria.


10 colheres, das de sopa, (150 gramas) de manteiga sem sal
1 1 / 4 de xícara (225 gramas) de açúcar
1 xícara (90 gramas) de cacau em pó sem açúcar


1 / 2 colher, das de chá, de extrato de baunilha
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 / 2 xícara (60 gramas) de farinha de trigo

Modo de fazer:

1. Posicione a grade que vai receber a forma na última prateleira ao fundo do forno e pré-aqueça-o a 280º C.

Forre uma forma de 20x20 cm ou mesmo 20x30cm com papel manteiga deixando uns 3 ou 4 centímetros sobrando do papel nas beiradas da forma.

2.Ponha uma panela com água fervendo para o banho-maria no fogo e ponha dentro uma vasilha refratária de tamanho médio. Nesta vasilha ponha a manteiga, o açúcar, o cacau e o sal. Deixe a manteiga derreter mexendo de vez em quando e que ela, a massa fique quente o suficiente para que você deseja retirar o dedo rapidamente depois de mergulhá-lo no doce, mas não se preocupe, a massa vai ficar com grumos até que se ponha os ovos e a farinha nela.

3. Retire a tigela da panela e reserve até que a mistura fique morna, não quente.

3. Misture a baunilha com uma colher de pau. Adicione os ovos um a um, mexendo até incorporá-los bem à massa. Quando a massa estiver grossa, brilhante, acrescente a farinha e mexa até que tudo esteja bem misturado, em seguida, bata vigorosamente por 40 golpes com a colher de pau ou uma espátula de borracha. Espalhe uniformemente a massa no tabuleiro forrado.

4. Asse por 20 a 25 minutos ou até que mergulhando um palito no centro surja uma massa ligeiramente úmida e que tenha feito uma casquinha por cima. Deixe esfriar completamente sobre uma grade. (Pode colocar a forma na geladeira ou no freezer, por um tempo, o que ajuda na hora de cortar o bolo a não esfarelá-lo)

5. Levante as extremidades do revestimento da forma, e transfira o brownie para uma bandeja e corte em quadrados ou noutra forma qualquer. Rende de 16 a 25 quadrados.